top of page

A Muralha dá os primeiros passos para legitimar amplamente às suas atividades o conceito da RSe.

Em 2022, a Muralha Marmoraria celebra 46 anos de atividades. Ao longo de sua jornada, alguns valores foram estabelecidos como imprescindíveis, tais como: credibilidade, ética, compromisso com os colaboradores, fornecedores, clientes e com toda a legislação vigente, além da qualidade em seus produtos e excelência em suas atividades.

Em alguns aspectos a empresa já atuava em alinhamento com o conceito da Responsabilidade Social empresarial - RSe - mas, mais recente a empresa vem estabelecendo posições legítimas, para integrar de uma vez por todas a amplitude do conceito em suas atividades.


O conceito de Responsabilidade Social Empresarial - ou RSe - foi utilizado pela primeira vez no Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu através da ONU, em 1998.


A responsabilidade social é o modo de pensar e agir de forma ética nas relações empresariais. Apesar de estar diretamente relacionada a empresas, a prática pode estar ligada a uma ação, realizada por pessoas físicas ou jurídicas, que tenha como objetivo principal contribuir para uma sociedade mais justa. Ou seja, qualquer indivíduo pode e deve praticar ações voluntárias pensando no bem-estar comum e no próximo.

A ideia da responsabilidade, tirando o aspecto jurídico, legal ou institucional, está relacionada a humanização das relações do mercado e das empresas. Se uma pessoa ou empresa tem a responsabilidade é porque ela tem poder para agir. Ou seja, é a ideia de que a empresa ou mesmo um cidadão pode transformar uma realidade. Você aonde quer que esteja, no seu ambiente profissional ou em uma atividade individual, tem responsabilidade em agir porque você pode agir. Você pode contribuir com os outros, com uma causa, pode aprimorar as relações sociais com determinados grupos.


E por aqui os compromissos já fluem.


Em abril, a empresa realizou a Campanha Abril Verde Muralha - O Abril Verde é um movimento de iniciativa popular com participação espontânea que chama a atenção da sociedade brasileira para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.


Durante este período a empresa realizou semanalmente palestras e escutas entre diretores e colaboradores da indústria, voltadas as questões de segurança do trabalho. Com esta iniciativa e a participação ativa dos colaboradores, a empresa detectou lacunas visando estabelecer medidas internas em ampliação a segurança do trabalho no âmbito da indústria. Medidas estas que já estão sendo avaliadas tecnicamente, como a eleição de uma nova CIPA, e questões estruturais com previsão de um prazo pré-estabelecido para a implantação.


Neste período, novos uniformes também foram produzidos para todos os departamentos, entrando o mês de maio, já com todos devidamente uniformizados com as novas peças.


Nas questões ambientais, a empresa atua com o sistema de reutilização dos recursos hídricos através de um sistema interno de canais de escoamento da agua utilizada, que passa por um sistema de filtragem e realocação da água utilizada, para uma caixa que foi adequada para o reuso dessa água. O que implica em um reaproveitamento em torno de 60% da água utilizada nas atividades da indústria.


Já para o descarte dos resíduos da indústria, a empresa está agendando encontros e parcerias com ONGS, a exemplo da Goiás Lixo Zero e Tijolo Solidário, que possam viabilizar a reutilização em 100% por cento dos resíduos produzidos pela indústria, permitindo assim um reaproveitamento substancial desse material.


Sabemos que há muito por fazer no campo da responsabilidade social empresarial, mas sabemos também que o principal valor desse conceito, está diretamente ligado a boa vontade e disposição de todos, e neste aspecto sem dúvida alguma, a diretoria da Muralha Marmoraria, está totalmente engajada!


Novos tempos, virão!!

bottom of page